sexta-feira, julho 13, 2012

Lei Griô/RS em discussão

    11.07.2012

   A Secretaria de Estado da Cultura, representada pela Diretoria de Cidadania Cultural, integrou a mesa de debates do Seminário para implantação da Lei Griô/RS, que ocorreu na segunda-feira (09), na Assembleia Legislativa.
    A Sedac apresentou o edital para seleção de 160 Pontos de Cultura, em convênio com o MinC, que encontra-se aberto até o dia 24 de agosto. O edital pretende promover, dentre outros, grupos culturais ligados à tradição oral, como comunidade indígenas, quilombolas, povos de terreiro e clubes sociais negros.
   “Vivemos em uma sociedade fortemente marcada pelo adultocentrismo, em que aqueles e aquelas vistos como jovens são tratados apenas como futuro, e pessoas mais velhas apenas como passado. Os mestres e as mestras da tradição oral não só resgatam o nosso passado de resistências e lutas, como devem ser tratados, respeitados e valorizados como sujeitos protagonistas do presente e do futuro”, ressaltou o coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Pontes.

Texto: Asscom Sedac

quinta-feira, julho 12, 2012

Primeira reunião da Comissão de Organização da Semana Estadual da Capoeira

    Foi realizada no dia 11 de julho, quarta-feira, na Sala do CODENE a primeira reunião da Comissão de Organização da Semana Estadual da Capoeira, que contou com a participação do Coordenador de Culturas Populares Sandro Santos que acompanhou toda a reunião. Como encaminhamentos foram tirada que a semana será realizada entre os dias 05 e 11 de novembro, e que terá um grupo dividido em comissões que serão montadas na próxima reunião.

Primeira reunião da Comissão de
Organização da Semana Estadual da Capoeira

Texto e Imagem: Sandro Santos

SEDAC integra o Encontro da Rede Griô para Projeto de Lei Griô/RS

      11.07.2012

       Por intermédio da Diretoria de Cidadania Cultural, a Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC, integrou a mesa de debates do Seminário para implantação da Lei Griô-RS que aconteceu na segunda-feira, (09) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A sedac foi representada pelo coordenador da Politica de Pontos de Cultura, João Pontes e pelo assessor da Diretoria de Cidadania Cultural João Prudêncio, - que integrou a mesa de debate com os Mestres Griôs.
      O encontro contou com a participação do ex-secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Torino e da Deputada Federal pelo Rio de Janeiro Jandira Feghali, que defenderam com os Mestres Griôs do Rio Grande Sul as metas para implantação da Lei Griô RS. O Seminário, marcou o encerramento do Encontro da Rede Griô realizado entre 06 e 09 /07, em parceria com a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG).
      Para os organizadores do Seminário: “O diálogo entre as culturas tradicionais e populares com a universidade é um encontro incrível nas trocas e compartilhamento de conhecimento”. Compreendendo o potencial desta convergência a Rede Ação Griô organizou o encontro “Benção Mestre Baptista” que reuniu mais de 100 Pontos de Cultura, coletivos, movimentos sociais, agentes culturais, universidades e educadores.

Texto: João Prudêncio