terça-feira, dezembro 06, 2011

Cultura no Mutirão Social de Alvorada


         A Secretaria de Estado da Cultura RS (SEDAC) através da Diretoria de Cidadania Cultural, representada pelo assessor das Coordenações de Diversidade Cultural e de Culturas Populares participou do Mutirão Social no sábado último, (03) de dezembro no Território de Paz do Umbu em Alvorada. O Mutirão Social é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que promove ações de acesso aos programas sociais “RS MAIS IGUAL” do Governo do Estado e “BRASIL SEM MISÉRIA” do Governo Federal. 


O Parque Residencial Umbu (comunidade que recebeu o Mutirão Social) é o maior bairro da cidade com alto índice de vulnerabilidade social, moram nessa região que incluem os bairros Salomé, Onze de Abril e Umbu mais de 30 mil pessoas. Alvorada é uma cidade dormitório, de onde saem, diariamente, centenas de trabalhadores que prestam serviços nas mais diversas partes da região metropolitana de Porto Alegre e, uma grande maioria, na capital do nosso estado. Seu desenvolvimento urbano desordenado é produto de uma crise habitacional que assolou o país nos finais das décadas de setenta (70) e oitenta (80). Isso também lhe ocasiona muitos “distúrbios de violência urbana” que prejudicam o desenvolvimento físico-biológico e cultural-Intelectual do cidadão jovem alvoradense, pois a cidade não possui equipamento público de fomento à inclusão social, não tem um centro municipal de cultura, com teatro, salas de exposições, ateliês, cinema, Alvorada possui muito poucas praças.


      As atividades do Mutirão Social propiciaram diversos serviços ao Território de Paz do Umbu: Emissão de carteira de trabalho; Habilitação de Seguro-desemprego; Encaminhamento para vagas de empregos; Atualização e inclusão de novas famílias no Cadastro Único de benefícios sociais do Governo Federal e outros. O  evento contou com a participação de órgãos dos governos municipal, estadual, federal e de entidades da sociedade civil organizada. 
Texto: João Prudêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário