terça-feira, dezembro 06, 2011

Cultura representada no 16º encontro do Comitê de Igualdade Racial

  A 16ª reunião do Comitê do Setor Público e ONGs de Promoção de Igualdade Racial RS, realizada nessa quinta-feira, (01) de dezembro, às 14h30minh no SINDSEPE-RS, contou com a representação da Secretaria de Estado da Cultura - RS (SEDAC), através da Coordenação de Diversidade Cultural e da Coordenação de Culturas Populares – setores da Diretoria de Cidadania Cultural, representada pelo Griô Prudêncio, assessor das Coordenações.     
   Os encontros do Comitê de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs são decorrentes do seminário realizado em 25 de março de 2011 realizado na sede dos Correios, promovido pelo Coletivo de Negros empregados da Empresa Brasileira Correios e Telégrafos (CONCOR). Integrou o Seminário: Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, Grupo Hospitalar Conceição (CEPPIR), Carris, Gabinete do Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Estado da Cultura RS, Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais, Membros de Organização da 1ª Semana de Consciência Negra da Assembléia Legislativa do RS, Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).     
 Nas reuniões itinerantes foram se integrando ao Comitê as seguintes representações: Associação Cultural Mocambo, ONG Cassangue, ONG Movimentação, Prefeitura Municipal de Canoas, Instituto Cultural Kizomba, COEP, Prefeitura Municipal de Gravataí, Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, CECUNE e representação dos Clubes Sociais Negros do RS. Os encontros são pautados pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial do RS sob a coordenação de Sandra H. Figueiredo Maciel.   
  No encontro que contou com diversas representações dos setores publico e de Organizações Não Governamentais (ONGs), foram encaminhadas as propostas para o 2º Seminário de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONGs, que será realizado em 2012. A Coordenadora do Comitê, Sandra Maciel encaminhou as ações do colegiado, apontando os eixos temáticos que vão nortear o seminário. Falando em nome do CONCOR – Coletivo de Trabalhadores Negros da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Ângela Rosa, salientou a importância dos processos de emancipação para as comunidades negras que o seminário terá que construir. Representando a FASE, a ativista social Sandra Li sugeriu a formação da estrutura do seminário, tendo como eixos norteadores do evento: Acesso à Justiça e Empreendedorismo, tendo como base de formulação de políticas públicas, as ações das áreas da cultura, educação, saúde e trabalho.    
Texto: João Carlos Agostinho Prudêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário