terça-feira, dezembro 06, 2011

Movimento Social Negro Reafirma seu Espaço do Quilombo Central



Reafirmando suas bandeiras de lutas pela consolidação do Largo Zumbi dos Palmares, no (bairro Cidade Baixa, Porto Alegre, na capital gaúcha) enquanto espaço simbólico de resistência do povo negro do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, foi pensado o Projeto “Quilombo Central”, que reuniu as forças vivas da sociedade na celebração do Mês da Consciência Negra, com atividades de reflexão das questões étnico-raciais, que povoaram os diversos espaços do estado.

Pois é, a luta continua agora integrada ao Fórum Social Temático – Crise Capitalista, Justiça Social, e Ambiental, evento que acontecerá de 24 a 28 de janeiro de 2012, em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Mais uma vez os grupos da sociedade civil organizada estão compartilhando esforços no sentido de integrar o poder público nos debates de formulação de propostas para os novos desafios de uma sociedade auto-sustentável.

O povo negro, que trabalhou e contribuiu para formar as riquezas do Brasil, que mesmo assim, historicamente foi alijando de todos os processos de participação social, busca agora justiça: reparações pelas perdas humanas e pelas inúmeras violações de direitos. O movimento Social Negro que integrou a Marcha Estadual Zumbi dos Palmares e o Quilombo Central reedita a pauta de discussão da luta por políticas públicas nas áreas da saúde, educação, segurança e trabalho para a população negra.
Vamos caminhar juntos!

Texto: João Carlos Agostinho Prudêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário